Concurso de Redação do Grupo Pioneiro mobiliza Joaquim Távora

A competição é voltada para crianças do 5º ano

A preocupação com animais de estimação, a proteção ao meio ambiente e economia de recursos naturais, e o combate à violência e às drogas foram assuntos lembrados por crianças do 5ª ano para escreverem sobre “Como posso melhor o mundo” no 3º Concurso Cultural de Redação, promovido pelo Grupo Pioneiro. “Nossa empresa incentiva o conhecimento, a disciplina e espera que esse tipo de concurso possa colaborar para o desenvolvimento do município e até mesmo o futuro deste país”, ressalta o sócio-fundador do Grupo Pioneiro, Tarciso Messias dos Santos.
Para estimular o conhecimento e destacar a importância da educação na formação de uma criança, a empresa também promove o concurso de caligrafia, com avaliação e premiações entre setembro e outubro, e, em breve, lançará uma novidade nos mesmos moldes.
O concurso de Redação iniciou há três anos e mobiliza professores, pedagogos, pais e alunos da cidade entre os meses de fevereiro e março em Joaquim Távora. “Cada vez mais, percebemos que as crianças já ficam esperando pelo concurso. Mas, não são só elas, a escola inteira aguarda! Os diretores, professores, pais de alunos se animam com a participação”, conta Renato Módolo Júnior, gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro, que acompanha de perto todas as fases da competição.
Neste ano, houve mais de 150 redações inscritas, sendo 21 selecionadas pelas escolas participantes (Escola Municipal São Sebastião, Escola Municipal Professora Janina de Lima Cavalheiro, Escola Municipal São José, Escola Municipal Professora Alaide Simão Rodrigues e Escola Municipal Natal Panichi).
As redações foram avaliadas por um júri de sete pessoas, formado pelo Grupo Pioneiro, que escolheu o melhor texto de acordo com os critérios de criatividade, coesão textual, adequação ao tema proposto, correção gramatical e capricho.
Os vencedores do concurso foram conhecidos no dia 30 de março. Amabille Fernanda da Silva Camargo e Felipe Matheus Pinto, da Escola Professora Alaíde Simão Rodrigues; Gabriela Bitencourtt e Kamilly Vitória Marcos Rodrigues, da Escola São José; e José Luís Peres de Sousa, da Escola Professora Janina de Lima Cavalheiro, foram premiados com uma mochila com material escolar completo e as professoras dos alunos receberam um kit beleza. Para uma das vencedoras e que leva o sucesso no próprio nome, Kamilly Vitória Marcos Rodrigues, de 10 anos, melhorar o mundo pode ser muito mais simples do que imaginam os adultos. “É importante ser bom, e tudo pode começar dando um sorriso para aquele que nunca recebeu um”, ensina.
Sobre o Concurso de Redação
O concurso faz parte do programa Caravana do Saber, criado pela empresa com o objetivo de desenvolver projetos na área da educação, esporte, empreendedorismo e cultura na região do Norte Pioneiro do Paraná, principalmente nas cidades em que o Grupo Pioneiro tem colaboradores e integrados. O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, o Grupo Pioneiro é formado por três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em todo o território brasileiro e em vários países dos continentes asiático e africano, inclusive em países islâmicos, para os quais possui o importante e obrigatório Selo de Qualidade Islamic Halal.
Consciente do seu papel para o desenvolvimento social, econômico, sustentável e educacional em Joaquim Távora – cidade do Norte Pioneiro do Paraná onde está localizado, o Grupo desenvolve diversos programas e ações culturais e esportivas em parceria com o Sesi e outras instituições locais.
Em Joaquim Távora, também desenvolve programas como o Caravana do Saber, que estimula a leitura entre as crianças, e concursos culturais nas escolas. Para os colaboradores são promovidos programas com o foco no desenvolvimento, permitindo um crescimento profissional e melhores cuidados com a saúde de todos.
Os projetos de sustentabilidade incluem Estações de Tratamento de Água e Efluentes compactas e eficientes, consideradas de primeiro mundo e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos. Inclusive são realizados projetos de educação ambiental em parceria com escolas e comunidade, além de coleta e direcionamento de resíduos.
Mais informações pelo site: www.grupopioneiro.com.br .

COMENTÁRIO