Secretaria Municipal de Saúde de Japira realiza reunião do Programa Hiperdia

Aconteceu na ultima quarta-feira (12) a primeira reunião do Programa Hiperdia – Programa de Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos – a reunião aconteceu no Centro Social do município e contou com a presença do Grupo da Terceira Idade, convidados e pacientes de hipertensão e diabetes que já são acompanhados pela rede municipal de Saúde.
O Programa Hiperdia é destinado para portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes de alto risco e tem como objetivo orientar os pacientes sobre as complicações da doença, identificar possíveis novos pacientes, cadastrar e acompanhar, além de alertar quanto aos perigos, assegurar e garantir qualidade de vida.
Durante a reunião, médicos e enfermeiros puderam aferir a pressão arterial dos presentes, medir a dosagem da glicemia e orientar sobre receitas médicas, dietas, atividades físicas e mudanças de hábitos.
Na oportunidade, dúvidas foram levantadas pelos participantes e os debates ofereceram explicações detalhadas para a população, conscientizando sobre os benefícios de manter a glicose e a pressão arterial em níveis adequados.
“A cada dia se comprova cada vez mais a necessidade de uma abordagem coletiva e multidisciplinar para se obter resultados mais consistentes e duradouros no controle da hipertensão arterial e diabetes”, disse a secretária de Saúde Vanessa Bordin Moreira.
O prefeito municipal Walmir Wellington da Silva participou da reunião. Walmir destacou a importância do acompanhamento de todos os pacientes diabéticos e hipertensos como forma de prevenção das complicações que podem acontecer em decorrência do não tratamento e parabenizou a equipe de saúde responsável pelo evento. “É muito gratificante saber que os pacientes do programa Hiperdia estão sendo bem atendidos, estão se cuidando e sendo acompanhados pelos nossos agentes de Saúde e enfermeiros”, disse Walmir.
O prefeito comentou que está buscando junto ao Governo do Estado recursos para melhoria do sistema de saúde do município. “Tenho trabalhado, firmando parcerias e buscando recursos para que mais pessoas possam ser atendidas e nossas equipes de Saúde tenham melhores condições para trabalhar”, concluiu Walmir.

COMENTÁRIO