Pequeno Cotolengo fica em primeiro lugar no Prêmio Brasil Mais Inclusão

A entidade, referência no acolhimento de pessoas com deficiência múltipla, receberá diploma de menção honrosa da Câmara dos Deputados

O Conselho Deliberativo do Prêmio Brasil Mais Inclusão, promovido pela Câmara dos Deputados, elegeu, nesta quarta-feira (9), os vencedores da premiação deste ano. A entidade sem fins lucrativos Pequeno Cotolengo, de Curitiba (PR), indicada pelo deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), foi a primeira colocada, entre 58 instituições, na categoria Entidades (ONGs, Oscips). O diploma de menção honrosa será entregue em cerimônia no dia 20 de setembro.

O Pequeno Cotolengo é referência no Paraná em acolhimento, saúde, educação e qualidade de vida para pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais), abandonadas pelas famílias ou em situação de risco. “Eu já tive a oportunidade de conhecer a entidade e vivenciar o incrível trabalho que é realizado por homens e mulheres que dedicam suas vidas para trazer alegria para tantas pessoas que lá residem”, afirma Garcia.

Selecionada como a melhor ONG de toda a região Sul e uma das 100 melhores do Brasil pela Revista Época, o Pequeno Cotolengo acolhe, hoje, cerca de 200 moradores, sendo que todo o atendimento realizado no local é gratuito. A instituição se mantém com o apoio de empresas e da sociedade. “Ao fazer a indicação, busquei levar mais esse reconhecimento ao trabalho realizado pela entidade, assim como oferecer maior visibilidade, de forma que mais pessoas possam conhecer a história e atuação dos funcionários e voluntários do Pequeno Cotolengo”, explica o parlamentar.

Menção Honrosa

O Prêmio Brasil Mais Inclusão é uma homenagem a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs, Oscips) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação. Os agraciados foram escolhidos em voto secreto, cédula de papel, por maioria simples.

2ª entidade paranaense contemplada com o Prêmio

Essa é a segunda entidade paranaense indicada por Diego Garcia que ganhou a premiação. Em 2015, a instituição agraciada foi a Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Deficiente Visual (AJADAVI), de Jacarezinho.

COMENTÁRIO